Android, Destaques, Livros, Mobile, Resenhas

Google Android – O livro de android mais completo que já vi

5 de janeiro de 2017
Livro Google Android - Vale a pena comprar?

Será que hoje em dia vale a pena comprar um livro de Android, com tantos cursos em vídeo e tutoriais no Youtube? Ainda mais considerando que não há muitos livros realmente bons sobre o assunto, escritos por autores brasileiros. A maioria se constitui em edições razoavelmente traduzidas de livros “gringos”. Não quero dizer que isto seja uma grande barreira para o seu aprendizado, pelo menos não é para mim.

A grande maioria dos livros realmente bons sobre programação estão escritos no idioma inglês, é  preciso aceitar isto como um fato. Então, invariavelmente será preciso que você tenha certo domínio desta língua, caso queira aproveitar estes livros a fundo. Mas isto não é uma regra, afinal. Quando nos deparamos com um livro escrito por um desenvolvedor brasileiro realmente talentoso, dificilmente não daríamos preferência.

É o caso do já Famoso Livro Google Android – do brasileiro Ricardo Lecheta, que atualmente se encontra na 5a edição, atualizada e com o conteúdo em sintonia com as versões mais recentes do Android. Livro muito bem avaliado e respeitado pela comunidade android, com tópicos bem abordados e explicativos.

Lecheta foi cuidadoso em adotar uma metodologia de ensino extremamente prática em seu livro. Estudar por meio de exemplos práticos é sempre mais vantajoso e ajuda a assimilar melhor os conceitos apresentados no livro, principalmente em livros de programação. O exemplo prático adotado por ele é um aplicativo de automóveis, o qual coloca em prática o uso dos principais recursos do SDK do Android, entre os quais estão:

  • Activities
  • Fragments
  • Criação de Layouts
  • Comunicação com Web Services
  • Parsing de XML, JSON e Testes unitários
  • Carregamento de vídeos
  • Recurso de mapas e Geolocalização
  • Threads
  • Handler
  • AsyncTask
  • Persistência de dados
  • Intents
  • Services

Conforme avançamos pelas páginas do livro, o aplicativo de exemplo vai ganhando complexidade, ao passo em que o autor nos apresenta recursos mais interessantes do desenvolvimento Android.

 

Livro Google Android - Vale a pena comprar?

O livro apresenta uma introdução ao Material Design, bem como aborda vários de seus recursos no decorrer do conteúdo

 

Livro Google Android - Vale a pena comprar?

Os recursos Toolbar, AppBarLayout, RecycleView, CardView são também explicados nos exemplos

 

Luís Fred - Resenha de Livros - Android

 

Luís Fred - Resenha de Livros - Android

 

Livro Google Android - Vale a pena comprar?

São mais de 1000 páginas explicando todos os principais conceitos sobre programação para android e aplicando-os na criação do aplicativo de exemplo, que vai evoluindo conforme avançamos pelas páginas.

 

Vale a pena! Se você é um desenvolvedor de software planejando entrar  no mundo da criação de aplicativos android nativos, então vai encontrar neste livro tudo o que é preciso para criar aplicações das mais básicas até aquelas que contam com os recursos mais avançados da plataforma. Se você já um desenvolvedor experiente, também fará bom proveito do conteúdo, como um texto para consultas eventuais. Livro extremamente indicado para desenvolvedores android de todos os níveis.

Like
1

Veja também