Cadastro e autenticação de usuários no Django

Cadastro e autenticação de usuários no Django Framework

O cadastro e autenticação de usuários é uma daquelas funcionalidades que a gente costuma encontrar em praticamente todos os web frameworks de médio e grande porte. No Django, esta feature não só existe como também é uma das mais fáceis de utilizar.

Como funciona o cadastro e autenticação de usuários no Django

O sistema de autenticação que já vem com o Django é bastante completo, permitindo o gerenciamento de usuários, grupos e também de permissões. Então, o framework é capaz de manipular tanto autenticação quanto autorização. Embora não pareça, há sim uma certa diferença entre autenticar e autorizar. Em suma, a autenticação ocorre logo que o usuário digita seu login e senha no formulário, para ter acesso à alguma área protegida da sua aplicação. Neste ponto, o framework verifica se o usuário que está logando é mesmo quem ele diz ser. Já  a autorização é o recurso utilizado pelo Django para saber se o usuário logado possui ou não permissão para acessar a área que ele deseja acessar no momento. Eu posso fazer login no sistema e ter acesso a algumas áreas dele, mas de repente pode haver outras áreas que eu não terei permissão para acessar, mesmo estando logado.

Django, ou Flask, Qual devo usar?

Como usar o Django com o Apache

Como fazer upload de imagens no Django Framework

Por hora, não abordaremos aqui o processo de autorização, que vai ficar para um outro momento. Nos vídeos abaixo, você vai aprender sobre o processo de cadastro e autenticação de usuários no Django. A abordagem presente nos vídeos é bastante prática e você vai aprender já colocando a mão na massa.

Como cadastrar usuários no Django

Como autenticar usuários no Django

Qualquer dúvida que tiverem, ou caso queiram sugerir algum vídeo, escrevam nos comentários.

O que você achou deste artigo?

Like
2